quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O Grunge e sua importância na música dos anos 90

A década de 90 foi uma das mais inovadoras na música, principalmente no que se refere ao rock. De 1992 a 1994 um novo estilo musical predominava no mundo todo, esse estilo era o Grunge. O movimento Grunge começou em Seattle em 92 com o lanãmento do disco Nevermind do Nirvana que logo se tornou um grande sucesso. Além do Nirvana, surgiram também as bandas Alice In Chains, Soundgardem e Pearl Jam. Os adeptso do Grunge vestiam-se com calças jeans, camisetas estampadas e camisas xadres de pelúcia, mostrando muita atitude. O Grunge mudou toda uma geração que até então só conhecia o Dark e o Punk, que predominaram nos anos 70 e 80 e serviram de influência para a geração dos 90.

Infelizmente o Grunge durou pouco,pois em Abril de 1994, o Vocalista do Nirvana Kurt Cobain suicidou-se com um tiro na cabeça causando assim a dissolução repentina da banda. Em seguida as bandas Alice In Chains e Soudgarden também se dissolveram. A única banda sobrevivente ao Grunge foi o Pearl Jam que ate´hoje grava discos e faz shows pelo mundo todo. Para quem viveu o Grunge, foi um movimento que não mostrou rebeldia e sim atitude em todos os sentidos e também serviu de influência para muitas bandas de rock dos anos 2000. Quem viveu o Grunge pode dizer que foi um movimento diferente de tudo que já se viu até então e que não há a menor comparação entre esses movimentos de hoje na música e no estilo da década atual como o Emo Core por exemplo. O Grunge jamais morrerá para a geração 90.

3 comentários:

Roders disse...

O grunge marcou toda uma geração e uma dica que dou é do filme chamado "ultimos dias" que conta o final da vida do Kurt Cobain

Janaina Sá Brito disse...

Valeu a dica Ro!
Vou assistir sim!
Beijão!

Roders disse...

é um filme meio sem pé nem cabeça, mas retrata bem o final da vida dele e a relação com a fama. Sucesso Jan !!!